voando as américas - airventure 2001
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Diário de Bordo - [julho / 2001] - dia:
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Planilha de Vôo

Galeria de Imagens: Aventura 1 | Aventura 2 | Avião FK-9

DIÁRIO DE BORDO

VOANDO AS AMÉRICAS

JULHO/2001

Dia 14

Saída do Rio de Janeiro. Devido a problemas técnicos em um dos VHF's, atrasamos nossa saída, decolando às 12:00 h. Problema resolvido, partimos em direção a Uberaba ... aproamos Ubatuba e depois autorizado proa direta para Uberaba.
Após 4:07 h de vôo estávamos pousando em Uberaba.

Dia 15

Preparamos o FK-9 no dia anterior para agilizar nossa saída. Decolamos às 8:08 h com destino a Goiania (SWNV) onde reabastecemos e após este procedimento, decolarmos com proa direta para Gurupí. O tempo total de vôo foi de 6:17 h.

Dia 16

Graças ao apoio muito cortez do Sr. Ramon, conseguimos hangarar o FK-9 e lá estava ele logo cedo nos aguardando para abrir o Hangar e nos desejar "Bom vôo". Decolamos às 8:15 h de Gurupi com destino a Marabá. Subimos para o FL 065. Após 4:37 h pousamos em Marabá com uma temperatura de 30º C na sombra.

Dia 17

Como esta etapa seria a que mais sobrevoaríamos a floresta, decidimos voar somente pelo período da manhã devido a falta de precisão nas informações metereológicas ... decolamos às 8:00 h com destino a Macapá. Próximo ao destino notamos ao norte a formação de cúmulos, confirmando a impossibilidade de vôo à tarde. Pousamos às 11:46 h e aproveitamos o resto do dia para preparar nossa saída junto a Alfândega, DAC e Polícia Federal. Nos surpreendeu a presteza e agilidade dos profissionais envolvidos de cada órgão. Conhecemos o Sr. Carlos inicialmente pela fonia (comandante de um Seneca) que já sabia da nossa aventura. Após o pouso ele veio nos saudar, nos levou ao hotel e jantamos mais tarde.

Dia 18

Saímos de Macapá às 8:30 h com destino à Cayenne (SOCA). Subimos a 8.500 pés. Vôo visual, porém com muitos desvios de cumulus em formação sobre Oiapoque, devido à umidade da região, percebemos a formação de gelo no carburador. Descemos para 2.500 pés e continuamos viagem nesta altitude até Cayenne. Pouso tranquilo. Pessoal da alfândega bem ágil. Boas informações meteorológicas, com fotos de satélites. Hospedagem muito boa.

Dia 19

Abastecido o FK-9, decolamos às 8:00h em um vôo VFR marginal e com muitos desvios de rota em função das formações de Cumulus. Sobre Zanderyj (Suriname), saímos pela costa onde o tempo melhorou. Nesta região poucas estradas ou referências visuais para conferência na carta. Chegamos em Georgetown (SYCJ) e fomos recebidos pelo "handling agent" previamente contatado para fazer os trâmites legais, pois neste local o pessoal cria muita dificuldade para vender facilidades. Todavia, conseguimos guardar o FK-9 em um hangar (dizia-se o melhor) e pagamos uma "vigilância" com receio de mexerem no avião.

Dia 20

Amanheceu um tempo horrível e sem condições de continuarmos neste dia. Fomos obrigados a adiar a viagem e permanecer em Georgetown.

Dia 21

Finalmente conseguimos sair de Georgetown com proa de Trinidad. Muitos desvios, principalmente sobre Trinidad, onde havia muitas formações. Sobre o mar o tempo estava bom. Pousamos em Grenada (TYPG) para reabastecimento prosseguimos para Fort de France (TFFF) na ilha de Martinique. Chegamos no final da tarde e providenciamos a troca de óleo do motor. Aeroporto super organizado e pessoal de manutenção perfeito.

Dia 22

Partimos da Martinique às 8:15 h com destino à ilha de Nevis (TNPK). Tivemos informações que o vulcão da ilha de Montserrat estava em atividade. Sobrevôo autorizado por trás da ilha. Embora a ilha esteja quase que totalmente devastada, o visual é impressionante. Tempo muito bom. Abastecemos em Nevis e continuamos para Punta Cana (MDPC) na República Dominicana, com desvios de CB e TCU próximos a Porto Rico e na chegada em Punta Cana. Pouso muito trabalhado devido à turbulência e rajadas de vento muito fortes. Paga-se taxa para tudo e o serviço de terra é muito ruim. O hotel é perfeito.

Dia 23

Saímos de Punta Cana com grande atraso devido à desorganização do abastecimento local e a burocracia. Fizemos um desvio para a direita sobre o mar devido aos CBs, com destino a Providenciales (MBPV) em Turks & Caicos Islands. Poucas informações meteorológicas nas ilhas nos obrigam a manter os alternados à "mão", mas no final abriu um dia maravilhoso, proporcionando um visual fantástico do mar do Caribe. O pouso foi novamente muito trabalhado com vento cruzado de 18 Kt. Reabastecido o FK 9, continuamos para Great Exuma (MYEF). Muitos desvios na rota, porém sem nenhum problema. Pouso com vento cruzado forte. O hotel é muito bom.

Dia 24

Decolamos sem muitas informações meteorológicas com destino a Florida, após 1 hora de vôo e muitos desvios, pousamos em Staniel Cay (MYES) devido à forte chuva em nossa rota. Pousamos e amarramos o avião. Uma pessoa no aeroporto nos disse que o mau-tempo deveria levar cerca de 12 horas. Esta ilha não tem mais do que 100 habitantes e quase nenhuma infraestrutura. O único hotel não dispunha de quartos. O jeito foi esperar, mesmo porque o proprietário do hotel nos informou que na ilha ao lado (Black Point) havia um pequeno hotel com um quarto disponível. Esperamos até às 15 horas quando a chuva deu uma acalmada. Decolamos com a intenção de irmos até Black Point, mas para nossa surpresa, o tempo no setor noroeste, nossa rota, estava limpo. Decidimos continuar para a ilha de Andros mantendo condições VFR. As condições no caminho melhoraram ainda mais e reativamos com Miami Radio nosso plano de vôo passado via fone pela manhã. Chegamos em Fort Lauderdale (KFLL) às 18:30 h e pousamos para fazermos alfândega. Após meia hora (trabalho muito simples e desenrolado), decolamos para Fort Lauderdale Executive Airport (KFXE). Pousamos às 19:15 h. Taxiamos para o hangar da Banyan onde seria feito um reparo de altímetro.

Dia 25

Avião em manutenção. Troca de altímetro.

Dia 26

Meteorologia não permite nossa saída com destino a Oshkosh. Preocupação com a data, pois teríamos 3 dias de vôo até a feira. Em todo os USA muita chuva com trovoadas, alagamentos e até alguns tornados.

Dia 27

Tentativa de vôo frustrada. Decolamos e retornamos devido ao mau tempo perto de Vero Beach, FL. Tomamos a decisão de irmos de avião comercial, pois haveria mais dois a três dias de tempo ruim na nossa rota para Oshkosh. Foi uma decisão baseada na prudência porque as condições meteorológicas previstas se confirmaram. Estivemos na feira sábado e domingo.

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